Plataforma: Wii
Produção: Nintendo
Desenvolvimento: Nintendo
Distribuição no Brasil: Latamel
Gênero: Plataforma
Lançamento: 23 de maio
Preço sugerido: R$ 250
Nota: 10*
Produção: Nintendo
Desenvolvimento: Nintendo
Distribuição no Brasil: Latamel
Gênero: Plataforma
Lançamento: 23 de maio
Preço sugerido: R$ 250
Nota: 10*
Enquanto Sony e Microsoft brigam para ver qual console, o PlayStation 3 e o Xbox 360, apresentam os melhores gráficos em alta definição, a Nintendo deixou este tema de lado e seguiu por outro caminho. Focando na diversão dos seus games, a empresa fez do Wii o videogame mais vendido da atual geração, responsável pela recuperação financeira da companhia japonesa – algo que fez com que os gamers brincassem, dizendo que o Wii “faz brotar dinheiro”.
Nem tudo é perfeito. Com a popularização do aparelho e a confirmação de que qualquer jogo lançado para ele vende, as empresas levaram muitos jogos de qualidade duvidosa para o Wii. A maior prova disso é que a Nintendo deixou de lado o famoso “selo de qualidade”, presente em todos os jogos da empresa até a era do Wii.
Em meio a tantos jogos ruins, apenas os títulos produzidos pela Nintendo conseguem se sobressair. E a qualidade destes games faz parecer que eles foram criados em outros consoles. Este é o caso de “Super Mario galaxy 2”, o grande lançamento do Wii no primeiro semestre de 2010. Com a supervisão de Shigeru Miyamoto, o game apresenta o que existe de melhor em termos de gráficos no console. Mas, acima de tudo, o que mais se destaca no jogo do encanador italiano são o grande nível de diversão e o desafio na medida certa.
Novos desafios
Como em todos os jogos do gênero de plataforma de Mario, a história é o quesito menos importante e gira em torno do sequestro da Princesa Peach pelo vilão atrapalhado Bowser. Mario, como sempre, deve andar por diversos mundos para poder resgatá-la. Na série “Galaxy”, contudo, estes mundos são galáxias repletas de planetas doidos que só conseguiriam se tornar realidade em um jogo de videogame.
No mesmo momento que o jogador pode, controlando o encanador, estar em campos verdes de uma floresta, em questão de segundos estar de cabeça para baixo enfrentando inimigos tão bizarros quanto os lugares. E é nesta criatividade de mundos distintos que se encaixam o desafio e a diversão.
Em “Super Mario galaxy 2”, o nível de dificuldade recebeu um balanceamento a fim de fazer o que o Wii sabe de melhor: ter apelo em todos os tipos de público. Assim, quem nunca jogou o game conseguirá com certa facilidade uma ou outra estrela, o prêmio por completar uma fase. Quem joga videogame com certa regularidade poderá terminar o game com o mínimo número de estrelas exigido, enquanto os mais fanáticos ficarão meses tentando coletar todas as estrelas – a dificuldade para consegui-las é incrivelmente alta. Para tal tarefa, o jogador deverá vencer desafios que envolvem desde completar o cenário dentro de um tempo limite, até coletar 100 moedas roxas espalhadas por locais de difícil acesso.
Os chefes de fase continuam apresentando muitas dificuldades para serem eliminados e sempre envolvem uma tática específica que, até o jogador descobri-la, muitas vidas serão perdidas. Mas o destaque fica com Bowser. Em sua nova empreitada para raptar a princesa, ele se tornou um ser gigante, do tamanho de um planeta. Os confrontos contra ele envolvem fugir dos seus ataques em cima de um pequeno planeta e jogar pequenas bolas contra ele. Acredite, lendo parece muito mais fácil do que na prática.
Focando nesta audiência ampla do Wii, a seleção de fases de “Super Mario galaxy 2” foi simplificada. Navegando em uma nave com o formato da sua face, Mario navega em um tabuleiro onde os mundos são apresentados. Para acessar cada uma das fases, é necessário ter coletado um determinado número de estrelas. Em média, cada mundo apresenta três delas que são adquiridas ao completar objetivos diferentes. As fases mais curtas ajudam o gamer mais casual a coletar algumas estrelas por dia.
Novos poderes
As galáxias em sua maioria são inéditas e trazem o que há de melhor do primeiro game. Os mundos utilizam a mudança de gravidade constante para criar dificuldade, fazendo com que o jogador mude seu ponto de orientação em todos os momentos.
Para trazer um frescor às partidas, a Nintendo incluiu novas habilidades, os famosos power-ups, para o encanador. Por meio das roupas, agora ele pode criar plataformas feitas de nuvens e se tornar uma bola de rocha. As duas habilidades permitem alcançar locais difíceis do cenário, mas elas têm um ponto negativo que complica completar alguns objetivos. As plataformas são limitadas e o controle da bola é complicado e, se o jogador não se cuidar, poderá cair em um abismo.
As galáxias em sua maioria são inéditas e trazem o que há de melhor do primeiro game. Os mundos utilizam a mudança de gravidade constante para criar dificuldade, fazendo com que o jogador mude seu ponto de orientação em todos os momentos.
Para trazer um frescor às partidas, a Nintendo incluiu novas habilidades, os famosos power-ups, para o encanador. Por meio das roupas, agora ele pode criar plataformas feitas de nuvens e se tornar uma bola de rocha. As duas habilidades permitem alcançar locais difíceis do cenário, mas elas têm um ponto negativo que complica completar alguns objetivos. As plataformas são limitadas e o controle da bola é complicado e, se o jogador não se cuidar, poderá cair em um abismo.
O dinossauro Yoshi aparece para dar uma força para Mario neste game. Ele pode comer inimigos e frutas, flutuar por alguns instantes e engolir mísseis e lançá-los de volta contra os cenário, podendo abrir portas, por exemplo. Com uma certa habilidade nos controles, ele ajuda Mario a pular mais alto e, ao comer certas frutas, ele pode correr rapidamente, flutuar como um balão e brilhar, mostrando o chão onde o jogador não consegue ver.
Luigi, o irmão de Mario, que no game anterior só aparecia ao se coletar todas as estrelas do título, dá as caras desde o início de “Super Mario galaxy 2”. Ele corre mais rápido e pula mais alto, mas é atrapalhado e escorrega muito, podendo cair em abismos do cenário e atrapalhar o jogador. Ele é uma opção para quem deseja ter maior dificuldade nas fases.
“Super Mario galaxy 2” é a prova de que a Nintendo é a única empresa que consegue fazer games de plataforma em 3D de forma habilidosa. O game é tudo o que os fãs gostaram no primeiro título incrivelmente melhorado. É impossível não gostar do game, ainda mais pela magia apresentada em cada cenário e em cada movimento do herói. Quem dera todos os jogos do Wii fossem assim e apresentassem este “selo Nintendo de qualidade”.
Luigi, o irmão de Mario, que no game anterior só aparecia ao se coletar todas as estrelas do título, dá as caras desde o início de “Super Mario galaxy 2”. Ele corre mais rápido e pula mais alto, mas é atrapalhado e escorrega muito, podendo cair em abismos do cenário e atrapalhar o jogador. Ele é uma opção para quem deseja ter maior dificuldade nas fases.
“Super Mario galaxy 2” é a prova de que a Nintendo é a única empresa que consegue fazer games de plataforma em 3D de forma habilidosa. O game é tudo o que os fãs gostaram no primeiro título incrivelmente melhorado. É impossível não gostar do game, ainda mais pela magia apresentada em cada cenário e em cada movimento do herói. Quem dera todos os jogos do Wii fossem assim e apresentassem este “selo Nintendo de qualidade”.
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